• Jório Mesquita

Vencendo o seu Golias

Atualizado: Fev 2


Pixabay image

A história do Rei Davi nos conta sobre um jovem franzino que enfrenta um gigante, Golias para defender o seu povo. – E vence a parada!


Davi conseguiu tal feito por uma crença muito grande em Deus. Era um rapaz que viu muito mais do que todos viram. Era um momento na história que o consagraria por toda eternidade.


Durante os quarenta dias em que o gigante filisteu esperava pelo combate com um israelita, será que os comentários davam vantagem a Davi? Quem na história disse que Davi era o favorito? Será que os jornais e discussões davam vantagem a ele? Com certeza ninguém. Mesmo seu irmão Saul fechou os olhos quando Davi avançou em direção a Golias.


Todos viam como se uma bicicleta fosse ao encontro de uma locomotiva, um gatinho contra um cão feroz, enfim uma tragédia anunciada.


Davi não enfrentou o gigante Golias ao acaso. Ele só via e sentia a força de Deus. Naquele momento ele era o representante do exército do Senhor. Com coragem e muita habilidade em lidar com uma funda, um estilingue para quem já brincou com isso, lança uma pedra em direção a testa do gigante que torce os olhos, ajoelha e cai morto ao sentir o golpe. Davi corre, saca a espada do gigante e corta-lhe a cabeça.


Quando foi a última vez que você fez a mesma coisa? Quanto tempo faz que você enfrentou um grande desafio? O que você está esperando para enfrentar o seu gigante?

Temos a tendência de recuar frente a grandes desafios, sucumbimos ao medo de enfrentar nossas fraquezas, doenças, perdas, derrotas... Vamos em busca de distrações e fugas, como no vicio, no jogo, na negação, nas compulsões, dissimulação etc. Enfim tudo paliativo, tudo temporário pois logo a visão do gigante reaparece.


Aumente sua fé e acredite mais no Deus que habita em você do que no seus Golias. Não permita que eles sejam o seu último pensamento do fim do dia e o primeiro ao despertar.

A história de Davi é de se admirar porque ele foi escolhido por Deus, mas longe de ter sido um homem perfeito. Neste exemplo podemos nos enxergar tanto nos bons quanto nos maus momentos de nossas vidas.


“Concentre-se nos gigantes e você tropeçará.

Concentre-se em Deus e seus gigantes cairão”