• Jório Mesquita

Soft Skills saiba o que é e como aprimorá-los

Atualizado: 9 de set.


Aprender uma profissão ou obter um diploma é essencial, mas geralmente não é o suficiente para se ter sucesso. Para ter sucesso você também precisa desenvolver soft skills.

O desenvolvimento de soft skills vale a pena se você deseja melhorar sua eficácia geral na vida e nos negócios. Abaixo, mostro 10 maneiras de aprimorar seus soft skills. Mas, primeiro, vamos abordar o que são soft skills e porque você precisa deles.


O que são soft skills?

Soft skills são habilidades comportamentais e atributos que tornam uma pessoa eficaz no trato com outras pessoas e nos negócios. Frequentemente, parecem intangíveis e subjetivas. Os soft skills nem sempre são ensinados em sala de aula, mas podem ser aprendidos e aprimorados com o tempo. São habilidades aprendidas durante a vida porque são necessárias em todos os setores da vida, e em todos os níveis.


Exemplos de soft skills

Se você está procurando melhorar os seus soft skills no trabalho, primeiro você deve entender o que são. Aqui estão cinco soft skills essenciais que todo profissional precisa.


Comunicação

A comunicação, embora complexa, é uma parte vital do sucesso em quase todas as áreas da vida. Uma coisa é saber o que é certo ou o que fazer, mas outra coisa é ser capaz de comunicar isso claramente às pessoas certas no momento certo. O desenvolvimento de fortes habilidades de comunicação, tanto verbalmente quanto por escrito, é um soft skill essencial para o ambiente de trabalho.



Habilidades interpessoais

Estreitamente relacionadas à comunicação, as habilidades interpessoais são todos os elementos intangíveis de que você precisa para se relacionar bem com os outros, construir relacionamentos e gerar o relacionamento necessário para fazer abordagens e vencer e ser bem-sucedido em discussões.

Se você já participou de uma discussão e saiu dela sem saber como a outra pessoa o convenceu a concordar com ela, você estava lidando com alguém com habilidades interpessoais excepcionais. Embora algumas pessoas nasçam com habilidades interpessoais naturalmente fortes, todos podem aprender estratégias para melhorar nessa área.


Inteligência emocional

</