• Jório Mesquita

Soft Skills saiba o que é e como aprimorá-los

Atualizado: 24 de nov. de 2021


Aprender uma profissão ou obter um diploma é essencial, mas geralmente não é o suficiente para se ter sucesso. Para ter sucesso você também precisa desenvolver soft skills.

O desenvolvimento de soft skills vale a pena se você deseja melhorar sua eficácia geral na vida e nos negócios. Abaixo, mostro 10 maneiras de aprimorar seus soft skills. Mas, primeiro, vamos abordar o que são soft skills e porque você precisa deles.


O que são soft skills?

Soft skills são habilidades comportamentais e atributos que tornam uma pessoa eficaz no trato com outras pessoas e nos negócios. Frequentemente, parecem intangíveis e subjetivas. Os soft skills nem sempre são ensinados em sala de aula, mas podem ser aprendidos e aprimorados com o tempo. São habilidades aprendidas durante a vida porque são necessárias em todos os setores da vida, e em todos os níveis.


Exemplos de soft skills

Se você está procurando melhorar os seus soft skills no trabalho, primeiro você deve entender o que são. Aqui estão cinco soft skills essenciais que todo profissional precisa.


Comunicação

A comunicação, embora complexa, é uma parte vital do sucesso em quase todas as áreas da vida. Uma coisa é saber o que é certo ou o que fazer, mas outra coisa é ser capaz de comunicar isso claramente às pessoas certas no momento certo. O desenvolvimento de fortes habilidades de comunicação, tanto verbalmente quanto por escrito, é um soft skill essencial para o ambiente de trabalho.



Habilidades interpessoais

Estreitamente relacionadas à comunicação, as habilidades interpessoais são todos os elementos intangíveis de que você precisa para se relacionar bem com os outros, construir relacionamentos e gerar o relacionamento necessário para fazer abordagens e vencer e ser bem-sucedido em discussões.

Se você já participou de uma discussão e saiu dela sem saber como a outra pessoa o convenceu a concordar com ela, você estava lidando com alguém com habilidades interpessoais excepcionais. Embora algumas pessoas nasçam com habilidades interpessoais naturalmente fortes, todos podem aprender estratégias para melhorar nessa área.


Inteligência emocional

Inteligência emocional é a habilidade de controlar suas próprias emoções, bem como a habilidade de sentir ou perceber quais são essas emoções. Uma pessoa que não consegue manter a compostura no local de trabalho ou em uma discussão em sala de aula pode ter baixa inteligência emocional ou baixo quociente emocional.

Em contraste, alguém que é capaz de identificar quando está ficando estressado ou frustrado e tomar as medidas necessárias para combater ou aliviar esses sentimentos seria descrito como tendo alta inteligência emocional.


Trabalho em Equipe

Provavelmente, em algum momento da sua vida até agora, você teve que participar de um projeto em grupo na escola. Embora seja comum não gostar de projetos em grupo por varios motivos, eles têm uma função valiosa na preparação dos alunos para o mundo profissional.

A capacidade de trabalhar bem com outras pessoas em um ambiente de grupo ou equipe é outro soft skill crucial no mundo dos negócios de hoje. Existem armadilhas muito comuns, que vão desde ser muito tímido para participar de grupos até ser frustrado pelas deficiências dos outros. As melhorias na inteligência emocional frequentemente resultam em uma melhor capacidade de trabalho em equipe.


Adaptabilidade

Você já conheceu alguém que parecia pirar com a menor mudança de planos? Pior ainda (especialmente em um contexto de negócios) é a pessoa que simplesmente não se adaptará a esse novo planejamento e continuará seguindo, contra ou para sabotar o que está sendo mudado.

Ambos são exemplos de adaptabilidade insuficiente. Em contraste, uma pessoa com alta adaptabilidade pode facilmente engolir sapos com os golpes e adversidades, ajustando-se conforme necessário para quaisquer mudanças nas circunstâncias que possam ocorrer.

Em um nível avançado, a adaptabilidade vai além de apenas responder apropriadamente as circunstâncias. Alguém com suas habilidades avançadas nessa área pode até mesmo prever essas mudanças conforme elas vão surgindo e mapear de forma proativa quais ajustes precisam ser feitos.


Por que você precisa de soft skills?

Você precisa de soft skills tanto quanto dos hard skills se deseja ter sucesso nos negócios hoje. Sua habilidade em matemática, ciência da computação, negócios ou medicina, são uma parte essencial de seu conjunto de habilidades. Hard skills como esses são certamente um requisito para conseguir o emprego que você deseja.

Mas conseguir seu emprego ideal requer mais do que entregar um currículo muito bom. Você também deve estar preparado para enfrentar uma entrevista com um recrutador ou gerente de contratação, que avaliará suas habilidades pessoais durante todo o processo.

Se você já esteve em um hospital, certamente não gostaria de uma enfermeira com soft skills fracos. Se você é um profissional, sabe como pode ser difícil trabalhar com colegas de equipe ou supervisores que também não têm os soft skills tão bons. Portanto, se você deseja ter o maior sucesso possível na área ou na carreira que escolheu, sua habilidades comportamentais ou soft skills são uma necessidade.


Como Melhorar seus soft skills?

Todos nós temos espaço para crescer em termos de soft skills. Todos nós eventualmente encontramos situações que mostram a necessidade de melhores habilidades comportamentais, desde que estejamos sintonizados o suficiente para perceber. Perguntas sobre como melhorar as suas habilidades ou como desenvolver soft skills é um próximo passo natural.

Se você está interessado em aprender como melhorar as suas habilidades pessoais, as 10 estratégias a seguir o colocarão no caminho do sucesso.


1. Priorize quais habilidades desenvolver

Cada indivíduo tem uma mistura única de pontos fortes e fracos. Você é naturalmente mais forte em algumas áreas de habilidades sociais do que em outras, então o primeiro passo para aprender como desenvolver seus soft skills é priorizá-las.

Reserve algum tempo para analisar quais são as suas áreas fortes, bem como áreas em que gostaria de melhorar. Compare esta lista com as habilidades que são mais necessárias para o seu plano de carreira específico.


2. Peça feedback

Nem sempre somos nossos melhores juízes, então, neste ponto, é uma ótima ideia pedir a amigos ou mentores de confiança feedback sobre seus próprios pontos fortes e fracos em habilidades sociais ou soft skills. Você deve começar formulando sua própria lista. Mas aconselhar-se com aqueles que o conhecem bem proporcionará uma visão pessoal melhor de como você é.

Ao pedir feedback a outras pessoas, você pode revelar pontos cegos em sua autopercepção. Nesse caso, você terá insights e dicas valiosas em áreas que, de outra forma, não percebesse que precisaria de melhora.


3. Saia da sua zona de conforto

A maioria de nós tende a exibir soft skills mais fortes quando nos sentimos confortáveis. Por exemplo, somos mais perceptivos (para não dizer confiantes) com amigos próximos do que em um ambiente comercial estranho e desconfortável.

Portanto, para trabalhar as habilidades interpessoais de forma eficaz, você deve sair da sua zona de conforto e entrar em um ambiente no qual você pode não gravitar naturalmente. Se você for mais introvertido, pode se inscrever em uma atividade em grupo ou se colocar em uma situação social que não seja totalmente confortável.

Claro, você não está fazendo isso apenas para se sentir desconfortável. Você está fazendo isso para melhorar seus soft skills, aplicando um pouco de pressão necessária.


4. Autorreflexão

A autorreflexão é uma prática benéfica para quase todos, mas exige intencionalidade no mundo acelerado de hoje.

Com muita frequência, passamos de uma tarefa ou reunião para a próxima sem pensar muito, se é que pensamos em como nos apresentamos ou agimos no intervalo de tempo anterior. Sempre que possível, programe alguns curtos períodos de autorreflexão ao longo do dia.

Pense nas situações em que você não obteve a resposta que esperava ou em que alguém pareceu estar levando você na direção errada. Pense no que você disse, como você disse e até mesmo como você se posicionou ao dizer isso.

Você pode se deparar com algumas observações surpreendentes sobre seu comportamento nesses momentos, e isso pode ajudá-lo a melhorar seus soft skills com o tempo.


5. Encontre Cursos na Internet

Você pode encontrar todos os tipos de cursos e recursos online que o ajudarão a melhorar alguma habilidade específica.


6. Ouça ativamente

Ouvir bem é parte integrante de muitas das habilidades básicas discutidas anteriormente. Quando você ouve, ouça para compreender, não apenas para formular uma resposta.

A escuta ativa pode assumir muitas formas, mas no fundo o objetivo é ouvir bem o suficiente para ser capaz de reafirmar o conteúdo da outra pessoa de uma forma com a qual ela concordaria - mesmo que você discorde totalmente dela.

Ouvir ativamente não significa necessariamente que você concordará com a outra pessoa. Em vez disso, significa que você mostra que realmente compreende a perspectiva dela e pode entende-la bem, mesmo discordando dela.


7. Melhorar as habilidades de redação

As habilidades de escrita são um aspecto importante das habilidades de comunicação no mundo conectado de hoje. Embora a videoconferência e as reuniões face a face constituam uma parte significativa de muitos ambientes empresariais, se você estiver no mundo dos negócios, escreverá muito. E-mails, notas de reuniões, mensagens de bate-papo e muitos outros tipos de conteúdo que dependerão da sua capacidade de escrever uma mensagem clara e fácil de entender.

Se você sabe que este é um ponto fraco seu, ou se recebe feedback de outras pessoas dizendo isso, procure cursos específicos que o ajudarão a melhorar suas habilidades de escrita.


8. Assuma um papel de liderança

A experiência é uma ótima professora. Assumir uma posição de liderança, mesmo que pequena, é uma ótima maneira de desenvolver seus soft skills em geral e especialmente em liderança.

Se você está no degrau mais baixo da escada corporativa e seu trabalho é relativamente solitário, pode não ter muitas oportunidades naturais de desenvolver seus soft skills. Isso acaba criando mais um obstáculo para você, pois qualquer passo em direção à liderança exigirá que você tenha essas habilidades.

Uma opção é encontrar uma maneira de assumir um papel de liderança, não importa o quão pequeno ou aparentemente insignificante esse papel possa ser.

Você pode pedir para liderar um pequeno comitê ou grupo de trabalho no local de trabalho. Mas isso não precisa ser somente no trabalho, você pode assumir um papel de liderança em uma organização comunitária, em sua igreja, em uma comunidade online ou em qualquer outro lugar.

Seja qual for a função, você terá inúmeras oportunidades de exercitar seus soft skills e desenvolver suas habilidades interpessoais.


9. Comunique-se frequentemente

Pense na comunicação como um músculo. Quanto mais você usa, mais forte fica. Mas o inverso também é verdadeiro: se você raramente exercita suas habilidades de comunicação, elas se atrofiarão. Você se sentirá menos confortável e menos pronto para se comunicar bem na próxima vez que for chamado para isso.

Se você não tem muitas oportunidades naturais de exercitar seus músculos da comunicação, pense criativamente sobre como você pode adicionar essas oportunidades à sua rotina diária.


10. Trabalho em habilidades de pensamento crítico

O pensamento crítico em si é um soft skill, mas é uma habilidade central e importante entre elas. Pensar reflexivamente com o propósito de autoaperfeiçoamento é pensamento crítico.

Isso vale para qualquer tipo de feedback (direto ou não) que você receba de colegas e outras pessoas sobre sua comunicação.

Trabalhe para melhorar sua capacidade de discernir e pensar com cuidado antes de reagir. Essas habilidades podem melhorar significativamente sua comunicação e tomada de decisão ao longo do tempo.


Eu sou Jório Mesquita, Everwise Mentor, coach certificado pela AUNLP, American Union of NLP, Master Practicioner em PNL pela Sociedade Internacional de PNL de Richard Bandler. Sou graduado em Administração de Empresas e com MBA pela Universidade de São Paulo,


Trabalhei em empresas multinacionais com atuação em vários Países da Europa, EUA e América Latina. Sou empreendedor, empresário e consultor de empresas em vários segmentos.


Sempre atuei na formação de pessoas e de grandes grupos de pessoas das mais diferentes áreas e culturas.


Atualmente tenho como missão pessoal:

Ajudar pessoas a alcançarem os seus objetivos de vida através do processo de coaching e mentoring tornando-as mais felizes e realizadas.







8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo