• Jório Mesquita

Mentoring funciona.


Você já se sentiu um pouco perdido e não sabe para onde a sua carreira ou o seu negócio está indo? Você ainda está tentando encontrar o seu caminho? Esta situação acontece em algum momento na vida e é muito comum. Mas não se preocupe com isso. É normal não termos todas as respostas. Uma ideia que pode ajudá-lo é chamada de mentoring.


Um mentor é alguém que já acumulou muita experiencia de vida, e isso torna mais fácil para você se beneficiar de sua riqueza de experiências, de modo que você progrida mais rápido do que poderia sozinho. Um mentor vai além de ensiná-lo simplesmente, ele é alguém que leva você pela mão e mostra o caminho certo que leva você mais rápido ao seu destino. É como conhecesse o caminho das pedras.


Algumas pessoas colocam em dúvida a eficácia do processo de mentoring ou utilizar aconselhamento profissional para alcançar resultados seguros. Como resultado, eles nunca saberão os benefícios de ter alguém experiente que lhes dê um impulso e os coloque de volta na direção certa.


Seja qual for o objetivo que você está tentando alcançar, não importa em qual área você está tentando se destacar, existem milhares de pessoas que já fizeram isso antes. Seria uma pena não tentar falar com um deles.


Na escolha de um mentor, em primeiro lugar, deve-se considerar alguém que deve estar pronto a ajudá-lo e ter tempo para se dedicar a você. Alguém que possa estabelecer metas profissionais. Ele também deve, além do conhecimento em determinadas áreas, ser capaz de ajudá-lo com as suas habilidades emocionais, soft skills(*), ser capaz de dizer coisas positivas sobre você e estar disposto a ajudá-lo a melhorar suas fraquezas fornecendo feedbacks honestos e consistentes. O processo de mentoring pode levar até um ano e pode ser muito gratificante.


Aqui estão alguns dos benefícios de ter um mentor:


1 - Ter um mentor permite que você adquira o estado de espírito e a confiança que você precisa para ter resultados. Essas são duas chaves fundamentais para o sucesso.


2 - Ter um mentor ajuda a agir e tomar as decisões corretas sobre sua carreira ou negócio, escolhas estratégicas. Você navega muito melhor através de obstáculos, se você confiar no conselho de um mentor que já passou por isso antes de você.


3 - O mentor é um aliado que abre portas que te levam diretamente ao essencial. Você economiza energia e um tempo precioso.


4 - Ter um mentor ajuda a manter sua motivação. Se ele é alguém que você admira, se ele é a pessoa ideal, então ele será sua melhor fonte de inspiração. Você também se beneficia de suas ideias construtivas e valiosas. Ele pode avaliar seu desempenho e dar feedbacks importantes.


5 - Ao usar os serviços de mentoring, você reduz bastante o tempo de aprendizado. Como você se beneficia de sua experiência, ganha tempo e reduz riscos com as tentativas e erros. Além disso, você ganha habilidades de liderança ou melhora as existentes.


6 - Ter um mentor também ajudará você a integrar “o fator humano” e as habilidades relacionais, soft skills, que são indispensáveis ​​para se ter sucesso.


7 - Ter um mentor ajuda a ter acesso a outras experiencias além das dele, isso porque um mentor permite que você tenha acesso ao círculo de amigos dele. O mentor que acredita em você e que fala positivamente de você o recomenda para sua rede de contatos.


8 - O mentor dá acesso às ferramentas essenciais para se ter resultado. O seu mentor vai lhe dar as chaves para abrir todas as portas (livros, cursos, formação, ebook, seminários, software, truques, segredos comerciais etc.).


9 - Ter um mentor permite que você aprenda mais rápido e acelere o seu desenvolvimento. Você adquire novas habilidades profissionais para avançar em sua carreira. Você alçará um novo nível com a troca de experiencia com o seu mentor do que se estivesse sozinho.

No entanto, é importante ter em mente que um mentor não é alguém que seja visto como alguém que sabe tudo e possa ser explorado enquanto você fica na zona de conforto. Você tem que levar a sério o processo e colocar muito esforço para obter os resultados desejados.


Se gostou deixe o seu comentário, entre na minha lista para receber dicas de como melhorar o seu desempenho pessoal e compartilhe com amigos e familiares. Fazendo isso você me motivará a continuar ajudando mais e mais pessoas.



Eu sou Jório Mesquita, Everwise Mentor, coach certificado pela AUNLP, American Union of NLP, Master Practicioner em PNL pela Sociedade Internacional de PNL de Richard Bandler. Sou graduado em Administração de Empresas e com MBA pela Universidade de São Paulo,

Trabalhei em empresas multinacionais com atuação em vários Países da Europa, EUA e América Latina. Sou empreendedor, empresário e consultor de empresas em vários segmentos, tais como automobilístico, bancos, saúde, seguradoras entre outras.

Sempre atuei na formação de pessoas e de grandes grupos de pessoas das mais diferentes áreas e culturas.

Atualmente tenho como missão pessoal:

Ajudar pessoas a alcançarem os seus objetivos de vida através do processo de coaching e mentoring tornando-as mais felizes e realizadas.


(*) Soft skills são competências comportamentais, ou seja, atributos pessoais que você precisa ter para ser bem-sucedido no local de trabalho. Ao contrário das hard skills, chamadas competências técnicas, as soft skills são competências mais difíceis de definir e de medir.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga  Coach Jorio Mesquita

  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Tel : 011-9 9988-1060