• Jório Mesquita

Mentoring funciona.


Você já se sentiu um pouco perdido e não sabe para onde a sua carreira ou o seu negócio está indo? Você ainda está tentando encontrar o seu caminho? Esta situação acontece em algum momento na vida e é muito comum. Mas não se preocupe com isso. É normal não termos todas as respostas. Uma ideia que pode ajudá-lo é chamada de mentoring.


Um mentor é alguém que já acumulou muita experiencia de vida, e isso torna mais fácil para você se beneficiar de sua riqueza de experiências, de modo que você progrida mais rápido do que poderia sozinho. Um mentor vai além de ensiná-lo simplesmente, ele é alguém que leva você pela mão e mostra o caminho certo que leva você mais rápido ao seu destino. É como conhecesse o caminho das pedras.


Algumas pessoas colocam em dúvida a eficácia do processo de mentoring ou utilizar aconselhamento profissional para alcançar resultados seguros. Como resultado, eles nunca saberão os benefícios de ter alguém experiente que lhes dê um impulso e os coloque de volta na direção certa.


Seja qual for o objetivo que você está tentando alcançar, não importa em qual área você está tentando se destacar, existem milhares de pessoas que já fizeram isso antes. Seria uma pena não tentar falar com um deles.


Na escolha de um mentor, em primeiro lugar, deve-se considerar alguém que deve estar pronto a ajudá-lo e ter tempo para se dedicar a você. Alguém que possa estabelecer metas profissionais. Ele também deve, além do conhecimento em determinadas áreas, ser capaz de ajudá-lo com as suas habilidades emocionais, soft skills(*), ser capaz de dizer coisas positivas sobre você e estar disposto a ajudá-lo a melhorar suas fraquezas fornecendo feedbacks honestos e consistentes. O processo de mentoring pode levar até um ano e pode ser muito gratificante.


Aqui estão alguns dos benefícios de ter um mentor:


1 - Ter um mentor permite que você adquira o estado de espírito e a confiança que você precisa para ter resultados. Essas são duas chaves fundamentais para o sucesso.


2 - Ter um mentor ajuda a agir e tomar as decisões corretas sobre sua carreira ou negócio, escolhas estratégicas. Você navega muito melhor através de obstáculos, se você confiar no conselho de um mentor que já passou por isso antes de você.


3 - O mentor é um aliado que abre portas que te levam diretamente ao essencial. Você economiza energia e um tempo precioso.


4 - Ter um mentor ajuda a manter sua motivação. Se ele é alguém que você admira, se ele é a pessoa ideal, então ele será sua melhor fonte de inspiração. Você também se beneficia de suas ideias construtivas e valiosas. Ele pode avaliar seu desempenho e dar feedbacks importantes.


5 - Ao usar os serviços de mentoring, você reduz bastante o tempo de aprendizado. Como você se beneficia de sua experiência, ganha tempo e reduz riscos com as tentativas e erros. Além disso, você ganha habilidades de liderança ou melhora as existentes.