• Jório Mesquita

Crie um novo futuro com uma boa história.

Gentilmente cedida por Pixabay

Não importa se você é um empresário, empreendedor, um CEO ou um líder comunitário. Todos nós queremos avançar em nossos objetivos e planos de vida. Em qualquer desses papeis, você pode ter habilidades especificas e nelas ter sucesso, porém, influenciar pessoas é a mais importante. Como fazer isso? Tenho algumas dicas para que você avalie e reflita sobre elas.


Crie um roteiro pessoal. Isso significa você saber o que fazer e como pretende chegar aonde deseja. Ter expectativas claras a respeito do que quer. Em seguida pense como você se sentirá alcançando o que deseja. Como isso será diferente, que habilidades precisará desenvolver e qual o estilo pessoal você terá que administrar. Tudo isso será necessário antes de que inicie a sua empreitada em direção ao seu desejo.


A melhor maneira é criar um roteiro para a mudança que tanto deseja. Crie uma história. Na verdade, criar uma história é descrever uma visão e descrever uma estratégia de atuação. Isso é uma coisa pratica e não significa ser um visionário. Essa história ou roteiro é simples e pode ser definida em três atos: (1) Estou aqui ou estamos aqui e (2) vamos para lá e (3) chegarei ou chegaremos lá desta maneira.


Estas são referências para se criar o roteiro e a nossa história. Ter histórias é fundamental para a percepção das pessoas no entendimento do que você deseja e uma ótima ferramenta para influenciar pessoas a apoiar o seu plano.

Empresários, diretores, chefes muitas vezes não sabem o que precisa ser feito ou executado e nem como você vai fazer isso. Tendo uma história eles irão entender melhor e poderão replicá-las para os seus pares e externamente a empresa.


Imagine você tentando influenciar seus pais a fazer algo que você tanto quer. Criar uma história em que eles se envolvam aumenta suas chances de ter aliados para a sua empreitada.


Uma história boa e simples dá a todos uma direção e o foco necessário. Ajuda as pessoas a se lembrar do que você representa e dá a impressão de que você possui um plano e está fazendo a diferença. Isso causa boas impressões e ajuda a influenciá-las para que consiga criar o ambiente desejado.