top of page

O poder de pensar com Clareza.

Atualizado: 22 de nov. de 2021



Pixabay

Você está em um momento onde sente uma insatisfação por não conseguir ver a luz no fim do túnel? Indeciso se segue em frente com uma grande ideia que pode mudar a sua vida ou insatisfeito com o desempenho do seu negócio? Insatisfeito com o seu relacionamento ou com o seu corpo? Existe algum hábito indesejado ou com qualquer outra coisa que você acha que está causando este mal-estar?

Como você pode evitar isso? Como você pode começar a trabalhar em seus sonhos e desejos?

Bem, a boa notícia é que a solução é simples e devo te dizer que é gratificante.

Você sabe o que está faltado? Clareza.

Ser claro sobre o que você deseja é mais do que você quer!

- Não importa se você deseja ganhar R$ 100.000,00 por mês ou até mais que isso, ter o carro dos seus sonhos, perder 40 quilos, conseguir o relacionamento perfeito ou fazer o trabalho que você ama.

- Eles são todos os meios para um fim.

Isso significa que você não quer essas coisas pelo que elas são, você quer essas coisas por causa de como elas vão fazer você se sentir. Para algumas pessoas, esse sentimento pode ser felicidade ou sucesso. Para outras, pode ser significância ou liberdade. Qualquer que seja o desejo, a clareza está associada a sentimentos positivos que você deseja.

Quase tudo que você experimenta é porque alguém, pensou com clareza, criou algo e sabia claramente para que serviriam. Desde a cadeira onde você passa a maior parte do seu tempo, os programas da TV que você curti, séries e o seu esporte favorito, o carro que te leva para onde quer, o avião que leva você e sua família para as tão memoráveis férias e passeios, o telefone que você faz os seus negócios e conversa com as pessoas que você mais ama, tudo. Para cada coisa, alguém colocou tempo e recursos para realizar o seu sonho de criação e criar algo real, para você desfrutar e se sentir bem.

Permita-se ser criança novamente. Permita-se sonhar, mas com clareza.

Se você precisar de orientação sobre como ser claro no que deseja siga estas dicas. Crie um caderno de dicas, insights, um diário ou no seu aplicativo de apontamentos e responda:

- O que você quer? Quando você quer? Onde você quer? E por que você quer?

O que você quer? Identifique o que você quer com detalhes. Seja específico não vale eu quero ser feliz, eu quero perder peso, eu quero comprar um imóvel etc. Seja específico:

Eu quero perder 20 quilos, eu quero comprar um apartamento de 3 dormitórios com sacada gourmet com uma lareira etc.

Quando você quer? Em que mês e ou ano você quer? Tente ser o mais próximo do real em termos de quando quer realizar, mas defina com precisão de ano ou mês. Evite a imprecisão como: Quando as crianças crescerem, quando eu tiver mais dinheiro, Quando eu mudar de emprego...

O certo é eu quero isso em maio de 2022, por exemplo.

Onde você quer? Se for uma casa por exemplo. Não diga eu quero em um bairro bom ou num lugar seguro ou em um lugar que o clima seja bom. Seja específico. Eu quero uma casa no Jardim América na quadra tal por exemplo.

Por que você quer essas coisas? Descreva o porquê essas coisas são importantes para sua vida.

Evite descrever por que eu acho gostoso ter isso, ou me deixaria feliz por exemplo. O melhor é: Porque isso permite que minha família esteja mais confortável com um quarto para cada um, por que terei um espaço para fazer os meus trabalhos, home office, porque estaremos a uma quadra da escola das crianças, porque é um bairro seguro etc. Essas são na verdade as razões da sua mudança e o que irá motivá-lo na conquista.

Bastante simples, certo?

Escrever é simples, aprendemos desde criança a fazer isso, porém desta forma tem um significado diferente. Ajuda a você ter o foco correto e a clareza necessária do que você quer e isso te direciona a melhores resultados.

Como adultos temos o hábito de sermos genéricos em nossos desejos e muito influenciado pela nossa mente apressada que nos poupa de detalhes. Mas onde pomos o nosso foco é para onde vai a nossa energia.

Lembre-se, tudo o que você deseja em sua vida é por causa de como isso vai fazer você se sentir, mas para conseguir e do jeito que você quer, você deve detalhar os seus desejos.

Descrever o que quer com detalhes e clareza aumenta o foco, como mencionei, porem depois disso, você precisa planejar e entrar em ação mas isso eu explicarei em um outro post com mais detalhes.

Se gostou deixe o seu comentário, entre na minha lista para receber dicas de como melhorar o seu desempenho pessoal e compartilhe com amigos e familiares. Fazendo isso você me motivará a continuar ajudando mais e mais pessoas.


Eu sou Jório Mesquita, sou coach certificado pela AUNLP, American Union of NLP, Master Practicioner em PNL pela Sociedade Internacional de PNL de Richard Bandler. e atualmente tenho como missão pessoal ajudar mais e mais pessoas a alcançarem os seus objetivos de vida através do processo de coaching tornando-as mais felizes e realizadas.

bottom of page