• Jório Mesquita

Como descobrir o que ama fazer?

Atualizado: 19 de Jul de 2019





Atualmente você faz o que ama?

É comum em meus processos de coaching encontrar pessoas que estão procurando algo para fazer em suas vidas com maior significado e paixão.

Uns estão em suas carreiras, mas têm um sonho de tocar o próprio negócio, outros querem se preparar para viver de algo que realmente gostem, outros procurando uma alternativa para aumentar a sua renda, outros pensam em criar algo para fazer na aposentadoria e assim vai...

Eu chamo esse desejo de vontade de empreender.

Fico feliz em situações como essas, pois posso ajudá-los a vencer as barreiras que os impedem de ir em frente e definir a jornada com mais clareza.

Para começar é preciso ter consciência de que isso vai preencher boa parte de sua vida e, se quiser ficar realmente satisfeito, tem que fazer algo que acredite valer a pena.

Atualmente você faz o que ama? Como descobrir o que ama fazer?

Para algumas pessoas é muito fácil e claro. Para outros nem tanto; às vezes levam uma vida inteira para descobrir.

Para quem acha que é difícil descobrir o que ama fazer, tenho que dizer que não é tão difícil assim. Se quer descobrir o que ama fazer, pare. Pare tudo o está fazendo e olhe para dentro de você.

Deixe as distrações de lado, celulares, televisão, navegar na internet, redes sociais sem um objetivo definido, e fique só. Fique só, com o único foco de se perguntar o que você gosta de fazer; é um contato consigo mesmo.

O que o motiva? O que te deixa feliz em fazer? O que te deixa empolgado?

Volte para a sua infância! Muitas vezes nossas verdadeiras paixões apareceram lá atrás. Pense no que você gostava antes de planejar a sua carreira ou ter que se preocupar com ela. Escrever um livro de poesias? Um romance? Histórias infantis? Cozinhar? Cuidar de animais? Cuidar de pessoas? Ajudar pessoas a se organizarem?

Muitas vezes ter contato com esses instintos pode levá-lo a encontrar a sua paixão.

Pare de pensar no dinheiro; imagine se o dinheiro não fosse importante, o que você realmente faria? Não é uma questão a ser ignorada, mas não deixe que ela interfira nos seus desejos e nas suas escolhas. Muitas carreiras e negócios atuais não existiam há pouco tempo atrás. O que fazer tem que lhe dar uma estabilidade financeira, mas se o dinheiro for a questão principal, poderá não ser possível fazer o que ama. O que importa é que ele se torne uma consequência, se você ama o que faz, você se dedica mais, se esforça mais, acredita mais e por fim, o retorno financeiro pode surgir de forma gratificante.

O que você faz bem? Concentre-se nas coisas que você faz bem. E vale perguntar também para amigos, para a família. Até olhar para o seu trabalho atual: o que as pessoas admiram em você? O que você faz com determinada facilidade? Ou o que você gosta de fazer que pudesse ser mais bem aproveitado?

Vá em frente! Tente! Muitos não fazem o que amam por medo. E que tal testar suas habilidades antes de serem colocadas em prática de vez? Por exemplo: adora cuidar de cachorros e pensa em abrir alguma empresa? Que tal se oferecer para cuidar do cachorro do seu vizinho, amigo ou parente enquanto ele viaja? Ou ama fotografia? Que tal se oferecer como voluntário em alguma ONG ou igreja para fotografar algum evento específico?

Sonhe, dê asas à sua imaginação, crie o futuro que você deseja. Tudo o que temos, um dia foi imaginado por alguém. “A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem.” (Oscar Niemeyer)

Já descobriu o que ama fazer? Agora, entre em ação. Nem que seja aos poucos. Uma boa opção é iniciar o que você ama fazer de forma paralela, até te dar autonomia o suficiente para a atividade paralela se tornar único e sólido em sua vida. O importante é começar, pois o mundo está cheio de oportunidades como portas a serem abertas, Vai lá e abra a sua!

#JorioMesquita #negocios #relacionamentofamiliar #crisefinanceira #mente #coach #autoajuda #mudança #estilodevida #zonadeconforto #coaching #medo #habitos #mudanças #excelencia #comportamente #empreender #empreendedorismo

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga  Coach Jorio Mesquita

  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Tel : 011-9 9988-1060