top of page

Sua voz interior está fora de controle?

Atualizado: 22 de nov. de 2021



Saiba que a prática de meditação traz benefícios incontestáveis para a sua saúde, desempenho profissional e seus relacionamentos?

A minha experiência nesta área vem provando que a prática da meditação diariamente funciona.

Quando você passa por períodos de muita agitação, compromissos, indefinições, incertezas, saúde, cobranças, problemas de relacionamento, etc. você entra em um estado de pensar muito, mas muito mesmo.

É aquela voz interna, que na maioria das vezes, cria só merda e desgraça. Ela não vem em um primeiro momento apontando saídas ou te enchendo de motivação para enfrentar a situação.

Eu sempre aconselho, assuma o controle, e não faça nenhuma besteira. Você tem que ter a consciência de que estes pensamentos existem. Mas, eles não são você. E nem um pouco o que será o seu futuro, ou o que foi o seu passado. Eles são algo que seu cérebro cria para te defender.

No passado isso já teve um fim mais nobre, mas agora essa voz cria um monte de besteiras para situações que não merecem este esforço ou intensidade.

Mas como a função do nosso cérebro é criar pensamentos, e eles surgem sem a gente se dar conta. Temos que estar conscientes que devemos estar no comando.

Exemplos de descontroles não faltam. A nossa vida é recheada deles, e basta olharmos com esse foco, que a agente identifica o quanto isso tem causado de problemas nas nossas relações. Os filmes, livros, enfim histórias exploram isso muito bem.

O problema é que se a gente não controlar estes pensamentos de forma consciente o nosso fim é tomar remédios. Tranquilizantes que diminuem a atividade das áreas de nosso cérebro responsáveis por tais pensamentos.

O legal é que a medicina já reconhece o benefício que a prática da meditação traz para quem sofre de algum tipo de problema provocado pelo estresse de tanto pensar.

Meditar não é só para quem está com problemas de tanto pensar, a sua prática é benéfica como um todo para seu organismo, equilibrando a sua mente e o seu corpo.

Para mim a meditação era vista com certo preconceito. Como eu era muito cético, não conseguia ver o benefício que isso poderia trazer para o organismo. Além do desconforto e da chatice em ficar sentado tentando pensar em nada. Rotulava aquela situação de várias formas.

Quando jovem, fazia uso de medicação para o estômago devido aos meus problemas emocionais. Conheci e tentei de tudo para me curar a causa das minhas úlceras, pois antigamente não existiam drogas potentes e eficazes. Usei todos os remédios, e guardo em minha memória o nome das drogas: gastrozepina, cimetidina, ranitidina e omeprazol. E cada droga nova que saia era uma maravilha.

Quando estas drogas ainda não existiam a cirurgia era o que resolvia o problema. Graças a Deus o destino me poupou desta.

Só que ninguém na época me disse que seria bom eu meditar, e que eu deveria procurar algo que eu pudesse acalmar a minha mente. E foi assim que passei a minha vida toda até bem pouco tempo atrás.

Precisei voltar a enfrentar fantasmas novamente para entender que agora existe uma alternativa boa, comprovada e eficaz.

Resolvi escrever este post porque acho que muita gente ainda tem preconceito com a meditação. E isso é creditado a um problema de marketing muito sério. As pessoas que mais entendem do assunto, ainda não são conhecidas do grande publico, a não ser aqueles que parecem estar sempre em alfa ou os religiosos.

Mas se você conseguir entender que a meditação é simplesmente um exercício para o cérebro, sendo uma técnica muito boa para controlar os seus pensamentos, tendo consciência e fazendo com que aquela vozinha interna se mantenha sob controle, já estará se beneficiando.

Depois que começar a praticar, vai criar as condições para que, quando estiver furioso ou irritado, você tenha menos propensão a escorregar e perder as estribeiras.

Cientificamente, os estudos em neurociência, indicam que a meditação é capaz de reorganizar os mecanismos do seu cérebro.

Muitas pessoas acreditam que jamais estarão livres dos traços mais difíceis de sua personalidade, como a timidez, tristeza ou agressividade por acharem que eles são imutáveis.

Mas atualmente, tem sido reconhecido que as habilidades que mais valorizamos podem ser apreendidas e aperfeiçoadas assim como se desenvolve a musculatura corporal indo a uma academia de ginastica.

Estas pesquisas, mais a quantidade de livros e artigos em jornais e revistas falando sobre o tema tem atraído um novo perfil de publico para a prática da meditação.

Hoje vemos executivos, atletas e até militares usando a meditação para melhorar o foco, a presença, reduzir o vicio em tecnologia e controlar as emoções.

Acredito que se a meditação não fosse confundida com esoterismo, traria muito mais adeptos, principalmente as pessoas mais céticas, que podem confundir a meditação a uma prática espiritual e religiosa. Apesar de sua origem ser das religiões orientais.

Nos últimos três anos eu tenho constatado a eficácia da meditação em minha vida. É uma atividade que procuro fazer diariamente pelo menos uma vez ao dia por trinta minutos.

Em meus processos de coaching eu recomendo a prática da meditação, pois isso pode mudar a vida.

Aprender a meditar é muito mais fácil do que parece. Atualmente existem muitos livros e vídeos na internet que ajudam o iniciante a criar o hábito. E lembre-se, uma habilidade só se cria com o conhecimento e a prática constante.

Deixo aqui um link para acesso as meditações de Atenção Plena ou "Mindfulness" para quem quer aprender a meditar.

Gostou? Deixe o seu comentário. Para quem escreve posts

não há nada mais gratificante. Obrigado.







Eu sou Jório Mesquita, Everwise Mentor, coach certificado pela AUNLP, American Union of NLP, Master Practicioner em PNL pela Sociedade Internacional de PNL de Richard Bandler. Sou graduado em Administração de Empresas e com MBA pela Universidade de São Paulo,

Trabalhei em empresas multinacionais com atuação em vários Países da Europa, EUA e América Latina. Sou empreendedor, empresário e consultor de empresas em vários segmentos, tais como automobilístico, bancos, saúde, seguradoras entre outras.

Sempre atuei na formação de pessoas e de grandes grupos de pessoas das mais diferentes áreas e culturas.

Atualmente tenho como missão pessoal:

Ajudar pessoas a alcançarem os seus objetivos de vida através do processo de coaching e mentoring tornando-as mais felizes e realizadas.

42 visualizações0 comentário
bottom of page