top of page

Que droga! Como sair desta situação.

Atualizado: 22 de nov. de 2021


Neste momento em nosso país existem 14 milhões de desempregados.

Não é difícil, em uma família, encontrarmos, pelo menos uma pessoa desempregada. O chefe provedor deu espaço para outras pessoas que agora contribuem para a manutenção do básico em um lar.

Encontramos também famílias que se juntaram e estão vivendo em uma mesma casa, para dividir as despesas como aluguel, alimentação etc.

Neste cenário, cada vez mais a crise se agrava, colocando nas relações um estresse que não acontecia antes.

A ansiedade de cada um aparece de várias formas, colocando em risco as próprias relações, a saúde das pessoas e tornando o convívio mais difícil.

A ansiedade é uma das formas de medo. Ela se manifesta devido ao excesso de pensamentos negativos em nossas mentes. Eles são provocados pelo medo do que irá acontecer em um futuro incerto e da ruminação do que deu errado no passado. O presente se torna um peso que tem que ser vivido mediante a tantas condições adversas.

Encontrar saídas para lidar com a situação é imperativo.

É como ocorre no filme Em busca da Felicidade, que no papel principal Will Smith, sofre todos os revezes da vida, perde o emprego, a esposa, mas não abdica da criação do seu pequeno filho. Ele passa por todas as provações possíveis para conseguir um novo emprego e poder manter a guarda de seu filho, até que consegue à custa de muita ralação, provar suas habilidades a um figurão do mercado financeiro e ser reconhecido como o melhor , conseguindo a vaga do tão cobiçado emprego.

Em seu papel, Will mostra que a luta que travou era vivida só por ele, e todos queriam e esperavam um resultado dele; e ele teve a coragem de promover as mudanças que eram necessárias em sua vida para beneficiar a família.

Em uma situação mais dramática, no filme A Vida é Bela, um pai vive com seu filho em um campo de concentração, fazendo que ele não sofresse ou não tivesse contato com a triste realidade em que viviam.

Nestes dois exemplos podemos dizer, que viver situações deste tipo, não fazem parte só de Hollywood . Quantas famílias vivem em situações parecidas em nosso país?

O tempo para que a mudança pessoal ocorra e os resultados apareçam é um hiato que foge à compreensão dos que não vivem tal situação.

Em nosso país com inflação e Selic também nas alturas, torna-se quase tudo inviável e impagável. Os governos estaduais sem arrecadação suficiente para fazer frente às despesas, ajudado pela corrupção faz o cenário mais caótico e trágico.

Tudo isso torna nossas vidas e nossas relações muito delicadas.

O que fazer então?

Em primeiro lugar, buscar equilíbrio emocional.

Sim, é difícil, mas estou falando de cuidarmos de nossa saúde. Cuidar de nossos pensamentos negativos. O resultado do agora não reflete o caminho percorrido, não desmerece a sua trajetória. A forma de procurar um alívio é duvidar dos seus pensamos negativos, fazer uma autocrítica, pois quase sempre estão relacionados a catástrofes, e então decidir o que fazer.

De tudo o que eu estudei sobre saúde e equilíbrio mental, concluí que é indispensável uma alimentação saudável, um estilo de vida simples, e procurar aquietar a mente com exercícios físicos regulares e meditação. Aprenda a meditar, pois isso vai mudar a sua vida.

Ter Foco nas coisas que são realmente importantes. Dedicar esforço em uma nova forma de viver. Falo de rever a sua profissão, avaliar as suas competências e acima de tudo, fazer algo que é a sua paixão. Aprender coisas novas nunca foi tão fácil. As livrarias e a internet fornecem muitas dicas para isso. Use o seu tempo para isso pois tudo hoje em dia é muito acessível.

Planejamento é a palavra chave. Viver o Agora é também vivê-lo com consciência. Ter em mente como irá promover as mudanças necessárias, no Agora, para um futuro melhor e desejado. Planejar e viver as pequenas ações que irão te levar para onde você tanto quer.

Faça disso tudo uma coleção de novos hábitos. Alimente-se com consciência, cuide de sua energia vital com pensamentos positivos, exercícios físicos, boa leitura e siga os bons exemplos.

Você pode me questionar, dizendo: falar é fácil! Mas acredite, mesmo nos momentos de maior dificuldade e aflição, você deve olhá-los com sapiência. Eles são difíceis, mas são reveladores. Você terá a chance de construir uma nova realidade sem aquilo que não serve mais para você.

Eu deixo aqui um vídeo que achei muito bom. Trata-se de uma animação sobre o livro O Poder do Subconsciente – do Dr. Joseph Murphy

Se gostou deixe o seu comentário e assine a minha lista. Adoraria ter um contato direto com você.


O filme é o compartilhamento do canal IlustradaMente.


Eu sou Jório Mesquita, Everwise Mentor, coach certificado pela AUNLP, American Union of NLP, Master Practicioner em PNL pela Sociedade Internacional de PNL de Richard Bandler. Sou graduado em Administração de Empresas e com MBA pela Universidade de São Paulo,

Trabalhei em empresas multinacionais com atuação em vários Países da Europa, EUA e América Latina. Sou empreendedor, empresário e consultor de empresas em vários segmentos, tais como automobilístico, bancos, saúde, seguradoras entre outras.

Sempre atuei na formação de pessoas e de grandes grupos de pessoas das mais diferentes áreas e culturas.

Atualmente tenho como missão pessoal:

Ajudar pessoas a alcançarem os seus objetivos de vida através do processo de coaching e mentoring tornando-as mais felizes e realizadas.

23 visualizações0 comentário
bottom of page