• Jório Mesquita

Mudanças são assustadoras saiba porque

Atualizado: 19 de Jul de 2019



Esse é um fato inevitável sobre o ser humano, sejam provocados por mudanças aparentemente insignificantes, como escolher um prato novo no restaurante, ou extremamente importantes, como ter um filho. O medo de mudar é proveniente da fisiologia do cérebro e, quando toma conta de nossa mente pode impedir a criatividade, a mudança e o sucesso.

Se olharmos para a evolução humana o cérebro é um dos órgãos mais curiosos e extraordinários do corpo humano. O coração, o figado e os intestinos, são tão desenvolvidos que não sofrem alterações a milênios, porem o cérebro vem evoluindo a mais de 400 milhões de anos, se aperfeiçoando e mudando. Atualmente temos três cérebros diferentes que se desenvolveram em intervalos de 100 a 200 milhões de anos um do outro. Assim um dos nossos desafios é harmonizar esses cérebros distintos a fim de evitar doenças físicas e emocionais.

Na parte inferior do cérebro encontramos o tronco encefálico, o mais antigo e também conhecido como cérebro reptiliano. Sua função é nos fazer acordar pela manhã, lembrar o coração que ele tem que bater, cuidar de tudo aquilo que a gente precisa para continuar vivo e que nem damos conta de saber.

Na parte inferior do tronco cerebral encontra-se o mesencéfalo, também conhecido como cérebro dos mamíferos. Ele regula a temperatura do corpo, abriga as nossas emoções e administra a resposta de luta e fuga que nos mantem vivo diante do perigo.

A terceira parte do cérebro é o córtex a parte mais nova na evolução, com cerca de 100 milhões de anos, envolve o resto do cérebro e é responsável pelo milagre dos seres humanos. É nele que residem a civilização, as artes, as ciências... É nele também que ocorrem nossos pensamentos racionais e impulsos criativos. Quando queremos mudar ou dar inicio ao processo criativo precisamos usar o córtex.

Esse cérebro de três partes nem sempre funciona direito. O cérebro racional nos instrui a perder peso e aí comemos um prato de batatas fritas de uma só vez, ou quando tentamos elaborar um projeto criativo e dá um branco total em nossas idéias.

Quando você quer mudar mas não consegue, o culpado é o mesencéfalo por atrapalhar os seus planos, pois lá se encontra uma estrutura chamada de amídala . A amídala é crucial para a nossa sobrevivência e é ela que controla a resposta de luta e fuga, um mecanismo de alarme que temos em comum com todos os mamíferos.

Ela foi projetada para alertar todas as partes do corpo a agir diante do perigo iminente. E ela consegue isso ao diminuir a velocidade de outras funções ou interrompe-las, tais como um pensamento racional e criativo, que poderiam interferir em nossa capacidade física para fugir ou lutar.

A reação de luta e fuga faz muito sentido se estivermos sendo perseguído por uma onça. Neste momento ele desligaria todas as funções não essenciais tais como digestão, o desejo sexual e os processos de pensamento e faria o corpo entrar imediatamente em ação,

Há milhares de anos, quando habitávamos as matas e florestas com outro mamíferos esse mecanismo fazia todo o sentido para a sobrevivência da espécie. Ainda hoje, a resposta de luta e fuga ainda continua vital, por exemplo quando um carro vem ao nosso encontro na contramão ou quando você tem que escapar de um incêndio.

O grande problema com a amídala e sua resposta de luta e fuga é que ela dispara o alarme sempre que tentamos escapar de nossa rotina ou de nossa zona de conforto. O cérebro é projetado para que qualquer novo desafio, oportunidade ou desejo desencadeie algum grau de medo.

Seja o desafio de um novo emprego ou apenas conhecer uma pessoa nova. A amídala envia um alerta para algumas partes do corpo se preparem para entrar em ação, e o nosso acesso ao córtex, a parte pensante do cérebro, fica restrito, e as vezes, até mesmo bloqueado.

Isso justifica você já ter ficado ansioso antes de uma prova. Quanto mais importância dava a prova, quanto mais se preocupava com os resultados, mais medo você sentia. Então não conseguia se concentrar. E uma resposta que estava na ponta do lápis um dia antes, simplesmente desaparecia.

Alguns sortudos conseguem contornar esse problema ou transformar o medo em outro tipo de emoção: entusiasmo. Quanto maior o desafio mais animados ficam. Você conhece provavelmente pessoas assim. Elas se transformam quando veem um desafio pela frente.

Mas, para a maioria de nós, grandes objetivos são assustadores.

Assim como acontecia com os nossos antepassados o cérebro restringe o córtex para que possamos ficar longe da onça. Só que a onça é um pedaço de papel chamado prova, ou o objetivo de perder peso, encontrar um companheiro ou obter resultados nas vendas. Nossa criatividade e capacidade de agir com proposito são reprimidas justamente quando mais precisamos delas!

Portanto,fazer mudanças significativas em nossas vidas requer uma boa estratégia, ter autoconhecimento e dar pequenos passos planejados que irão ajudar alcançar o objetivo desejado. Isso é explorado com técnicas e ferramentas utilizadas em meu processo de coach.

Texto adaptado do livro Pequenos passos para mudar a sua vida, de Robert Maurer, Ph.D.


Eu sou Jório Mesquita, Everwise Mentor, coach certificado pela AUNLP, American Union of NLP, Master Practicioner em PNL pela Sociedade Internacional de PNL de Richard Bandler. Sou graduado em Administração de Empresas e com MBA pela Universidade de São Paulo,

Trabalhei em empresas multinacionais com atuação em vários Países da Europa, EUA e América Latina. Sou empreendedor, empresário e consultor de empresas em vários segmentos, tais como automobilístico, bancos, saúde, seguradoras entre outras.

Sempre atuei na formação de pessoas e de grandes grupos de pessoas das mais diferentes áreas e culturas.

Atualmente tenho como missão pessoal:

Ajudar pessoas a alcançarem os seus objetivos de vida através do processo de coaching e mentoring tornando-as mais felizes e realizadas.

#Cerebro #mudança #rotina #zonadeconforto #coach #coaching #habitos #metas #mente #cortex #amidala #comportamente #ansiedade #medo #bloqueio #emoção

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Siga  Coach Jorio Mesquita

  • Twitter Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • LinkedIn Social Icon

Tel : 011-9 9988-1060